Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Contos sem nó

As minhas histórias

Contos sem nó

As minhas histórias

04.03.25

O sono


Lila

Há dez anos que não durmo bem. Passei de ser a pessoa que dormia a manha inteira de sábado e domingo, a que se gabava de adormecer cedo e dormir mesmo bem, para ter insónias frequentes. O sono (ou a falta dele) passou a ser parte determinante da minha rotina e faço de tudo para poder melhorar a sua qualidade. Queixei-me a todos os médicos e ninguém valorizou. Dao-me a mesma recomendação básica de sempre, a de senso comum, como eu se já não tivesse experimentado tudo-mas mesmo tudo- o que esta ao meu alcance. E quando digam que os médicos não valorizaram, não estou a falar do medico comum. Incluo a  minha melhor amiga, que e especialista do sono. Nunca a minha insónia foi valorizada por ninguém. E então comecei a minga luta por uma noite tranquila. E hoje, quando olho para o meu quarto, não faltam apetrechos, uns úteis, outros nem por isso, todos destinados a melhorar a qualidade do meu sono. Passo a enumerar.

  • Fronha de cetim- Serve para não fazer frizz nos caracóis, para melhorar a saúde da pele e pretende ajudar na qualidade do sono.E nao acordas com marcas de fronha na cara.
  • Sprays de almofada- Todos os que possam imaginar. Nada resulta.
  • Óleo essencial de lavanda- Passo todos os dias nos pulsos antes de dormir. Pode não ajudar nada mas eu adoro o cheiro a  lavanda.
  • Óculos anti luz azul- fiz um curso sobre sono no ano passado e o medico dizia que sim, podemos ver series no Ipad antes de dormir. Só que temos que nos proteger da luz azul.
  • Almofada de gravida- sim, tenho uma que quase me envolve o corpo todo. Confortável.
  • Tampões para os ouvidos
  • Mascara para os olhos, de cetim
  • Cobertor pesado- eu gosto do conforto que me proporciona. Queria comprar o que se vende em Portugal mas tinha que vender um rim, então comprei um na Amazon que custou um terço do preço e faz as vezes. Pesa 11 quilos e parece um abraço. 
  • Shaktimat- Foi a revolução do meu sono e relaxamento. Nem sempre resulta a 100%, se estou mais agitada não há nada, mas nada, que me faca dormir. Mas fazer acupressao antes de ir para a cama, por 20 minutos, foi a salvação  das minhas noites. 

E o que mais me tem ajudado ultimamente, e a substituição hormonal ter finalmente começado a fazer efeito. Demorou quase dois meses, mas por fim, tenho tido noites mais tranquilas. Já merecia, caramba.